Como as mudanças climáticas impactam a sua vida?
Falar sobre mudança climática vai além do que discutir se hoje em dia está chovendo mais, se as cidades alagam com mais facilidade ou se o calor está insuportável e a temperatura do planeta subiu. Os impactos colocam em risco a nossa vida, um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado em 2021, aponta uma preocupante elevação de 2°C na temperatura do planeta ainda neste século.
Afinal, quais são os impactos das mudanças climáticas?
Produção agrícola
Algumas regiões ficando com o clima mais seco e outras com maior ocorrência de tempestades, implica em problemas graves para a produção agrícola do país. As ondas de calor intenso, secas e chuvas com intensidade elevada causam perda de colheitas, falta de alimentos e aumento de preços para o consumidor. Isso coloca em risco a segurança alimentar de pessoas que vivem em diversas regiões.
Florestas e ecossistemas
O desmatamento, feito principalmente para transformar florestas em lavouras, além de contribuir para a emissão de gases do efeito estufa, elimina áreas florestais que são um dos principais responsáveis por absorver e estocar CO². A degradação ambiental coloca espécies em alto risco de extinção, isso impacta diretamente a biodiversidade e o equilíbrio de ecossistemas.
Saúde e qualidade de vida
Enchentes, ondas de calor, escassez hídrica, poluição do ar e diversos outros eventos decorrentes de alterações climáticas prejudicam a qualidade de vida nas áreas urbanas, causando desde estresse térmico a problemas respiratórios graves, além de produzirem um ambiente favorável a propagação de doenças e comprometer a qualidade da água e do ar nas cidades.
Recursos hídricos e geração de energia
Hoje a água é a nossa maior fonte de energia elétrica, responsável por aproximadamente 65% da geração no país. O desenvolvimento e progresso precisam de um maior consumo de energia e por isto precisamos incentivar as fontes alternativas de energia e principalmente o consumo de energia limpa e renovável. As alterações do padrão de chuvas em diversas regiões causam escassez de recursos hídricos tanto para a geração de energia quanto para o consumo em áreas onde vive grande parte da população.
As alterações no clima e na temperatura do planeta podem ser causadas por efeitos naturais e também por interferência das atividades humanas, adotar medidas e ações de baixo impacto na natureza como o uso da energia solar, que é 100% limpa e de baixo impacto ambiental, é uma atitude que já faz a diferença, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável, você ainda economiza na sua conta de energia.
Ao fazer uso de energia fotovoltaica (energia solar), os clientes SIM contribuem para reduzir a emissão de CO² na atmosfera, já que o processo de produção de energia solar não emite poluentes e é considerada uma fonte limpa e renovável de energia.
A Cemig SIM, além de construir usinas de biogás e usinas solares para seus clientes, constrói fazendas solares em locais onde o sol é abundante em Minas Gerais e injeta toda esta energia gerada na rede de distribuição da Cemig (Geração Distribuída). Esta energia chega até a sua casa, apartamento, empresa ou condomínio com super descontos, através de planos de assinatura de energia. SIM, é isto mesmo: energia solar por assinatura, mais barata, mais limpa e renovável e sem a necessidade de nenhum investimento ou obras.
Saiba mais sobre Fazenda Solar