Brasileiro busca por sustentabilidade, aponta estudo da McKinsey

Em 2040, frota nacional pode chegar a 11 milhões de veículos elétricos

As transformações no estilo de vida da população influenciam diretamente o modo de consumir produtos e serviços. Já abordamos aqui no Blog SIM sobre tendências e esse novo perfil do consumidor, que procura agregar valor – monetário, cultural e ambiental – aos seus hábitos de compra.

Nova pesquisa evidenciou esse aspecto, revelando que o brasileiro é mais sensível do que outras nacionalidades no que diz respeito às questões sobre sustentabilidade e mobilidade elétrica. O estudo “Acelerando a Mudança Rumo à Mobilidade Sustentável no Brasil”, realizado pela McKinsey & Company, ouviu três mil pessoas, sendo a maioria delas moradoras de grandes centros urbanos, na faixa etária entre 30 e 49 anos.

Segundo o levantamento, o “entrave” para que o brasileiro coloque em prática seu viés “sustentável e elétrico” está justamente no preço e na falta de previsibilidade para a recarga das baterias dos chamados BEVs (automóveis movidos à bateria elétrica), durante as viagens. Para consumidores de outros países, essa questão não é uma barreira.

A pesquisa comprovou que o Brasil está entre os países com maior potencial de adoção de BEVs, mas, para que essa vocação se torne viável e real, será necessária uma transformação robusta no segmento industrial e nos demais nichos que suportam o setor. Outro dado relevante: em 2040, o Brasil pode chegar a 11 milhões de BEVs em sua frota. De acordo com a McKinsey, esse volume representará 55% das vendas de novos veículos, o que corresponde a 20% de todo o parque instalado, com uma receita anual de 65 bilhões de dólares. É um mercado promissor, não é mesmo?

Busca por alternativas sustentáveis

Entre os brasileiros ouvidos pela pesquisa, 44% buscam uma alternativa sustentável para seus trajetos, frente aos 33% da média mundial. No Brasil, 24% se consideram entusiastas da mobilidade livre de emissões de gases poluentes, enquanto a média dos outros países é de 18%.

Veja outros números do estudo:

  • 26% dos brasileiros confirmam que seu próximo veículo será sustentável
  • 15% optariam por um veículo de bateria elétrica
  • 11% têm preferência por veículos híbridos
  • 30% disseram ter o desejo de adquirir BEV mesmo sem ter como recarregar o veículo em casa
  • 55% dos brasileiros estão dispostos a pagar entre 5% e 20% a mais em BEVs, frente ao custo de carros tradicionais
  • 40% confirmaram que o preço dos BEVs é uma preocupação

Infraestrutura energética é necessária

Apesar de incentivos fiscais, como redução de IPI para veículos menos poluentes e elétricos, isenção de IPVA e IPTU em alguns estados e municípios brasileiros e o “Rota 2030” – programa do governo federal que regulamenta a indústria automotiva nacional, o estudo da McKinsey destaca ainda há necessidade de o Brasil desenvolver uma infraestrutura energética. Só assim, o país conseguirá suportar o volume da frota elétrica estimada para as próximas décadas.

O potencial é enorme, tendo em vista o fato de que somos uma imensa usina de energia limpa. A mobilidade, portanto, é um caminho para que o país esteja mais próximo da sustentabilidade, ao mesmo tempo em que aproximará o Brasil dos compromissos assumidos no Acordo de Paris, para a descarbonização global.

Sustentabilidade e economia com a Cemig SIM

A Cemig SIM tem um time com expertise para propor ao mercado soluções inovadoras e sustentáveis em energia. Seu principal produto – a energia solar por assinatura – permite que milhares de consumidores economizem na tarifa de energia, sem a necessidade de obras ou qualquer investimento.

A modalidade é acessível para cidadãos, empresas, condomínios e indústrias inseridas na baixa tensão. Se você também faz parte do perfil de consumidor que busca por opções sustentáveis, venha para a SIM!

Acesse cemigsim.com.br e entre para a nova era da energia, com economia e sustentabilidade! Faça agora mesmo sua simulação e saiba o quanto você pode economizar na conta de luz e contribuir para a descarbonização do planeta.