Brasileiros adotam novos hábitos para reduzir gastos

O atual custo de vida tem impactado diretamente a rotina do brasileiro, que vem buscando novas estratégias para conseguir reduzir os gastos. É o que aponta o estudo “O consumidor brasileiro hoje”, da consultora global McKinsey & Company. De acordo com o levantamento, 89% dos brasileiros confirmam que estão adotando novos hábitos de consumo para diminuir gastos mensais. A pesquisa revela que 9 em cada 10 consumidores encontraram novas maneiras de reduzir custos em diferentes categorias.

O estudo confirma que os produtos discricionários – como são chamados itens como vestuário e eletroeletrônicos, estão entre os mais afetados por esta tendência. A opção pelo trade-down (caracterizado pela troca para marcas mais econômicas) é uma realidade para a grande maioria dos entrevistados. Somente 4% das pessoas ouvidas disseram ter consumido produtos e serviços com preço mais elevado, no primeiro trimestre deste ano.

A pesquisa destaca ainda que o brasileiro está otimista com o futuro e cauteloso com o presente. O sentimento de otimismo do consumidor deu um salto de 12 pontos percentuais (p.p.) entre agosto de 2022 e março de 2023, atingindo o maior índice registrado pela consultora global, desde o início da série histórica, iniciada em 2016. Nesta edição, 43% dos consumidores se disseram otimistas quanto à recuperação econômica do país.

Porém, todos querem gastar menos, já!

Consumo consciente

Além da adoção de novas estratégias e da escolha por marcas e produtos mais acessíveis, 28% dos brasileiros optaram por produtos mais econômicos. A pesquisa também destaca que 60% deles preferem uma jornada de compra on-line, em detrimento da compra física. Nesse sentido, a McKinsey & Company aponta que a jornada de compra, sensibilidade a preço e lealdade a marcas são aspectos diretamente afetados por esse novo comportamento do consumidor brasileiro.

A Cemig SIM – empresa do Grupo Cemig que atua no mercado de energia solar – foi criada em 2019 e traz em seu DNA todas as tendências apontadas pela pesquisa da McKinsey & Company. A partir de uma jornada 100% digital, o cliente faz a adesão a uma modalidade de energia limpa e renovável, que não implica em obras ou instalação de painéis fotovoltaicos no endereço de consumo.

De um jeito simples e ágil, o cliente passa a consumir energia solar apoiando a sustentabilidade e ainda economiza todos os meses na tarifa, já que a modalidade de energia por assinatura reduz o valor da conta de luz.

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Confira mais detalhes da pesquisa “O consumidor brasileiro hoje” no link:

https://sentimentodoconsumidor.mckinsey.com