O que a inovação reserva para o mercado de trabalho? Confira as profissões do futuro!

Curador de memórias pessoais, diretor de confiança (chief trust officer), diretor de portfólio genômico… parece ficção, mas essas são algumas das profissões do futuro! A SIM, que revoluciona o mercado de energia desde sua criação, em 2019, caminha lado a lado com a inovação do segmento energético e não poderia deixar de acompanhar as tendências profissionais na área da tecnologia. Vem com a gente conhecer quais serão os cargos deste novo universo do trabalho, com base no relatório Center for the Future of Work, produzido pela Cognizant Technology Solutions.

Antes de conhecermos essas novas profissões, vale ressaltar que o estudo fez uma previsão de cenário para a próxima década. A Congnizant é uma das maiores empresas globais de tecnologia da informação, portanto, tem expertise para indicar essas macrotendências. O relatório levou em conta diferentes áreas e segmentos como biotecnologia, meio ambiente e migração.

Confira o top 5:

  1. Detetive de dados
    Foco: investigar mistérios do Big Data.
    Formação: conhecer sobre finanças, matemática e data Science.
  1. Facilitador de TI
    Foco: explorar tendências digitais e criar uma plataforma self-service customizada e automatizada, para que usuários construam seus próprios ambientes colaborativos.
    Formação: TI, Ciência da Computação, Engenharia, Ciências Naturais ou Administração de empresas.
  1. Oficial de ética de sourcing
    Foco: Investigar, acompanhar e negociar acordos de bens e serviços para garantir que custos operacionais e indiretos das corporações (energia e relações sociais, por exemplo) estejam alinhados aos padrões éticos dos respectivos stakeholders.
    Formação: Experiência com ética em ambientes corporativos, habilidades interpessoais e de comunicação, e trabalho em equipe. Conhecimento em gestão pública.
  1. Gestor de desenvolvimento de negócios de IA
    Foco: definir, desenvolver e implementar programas eficazes para acelerar vendas e negócios de Inteligência Artificial (IA).
    Formação: experiência com varejo e desenvolvimento de negócios com plataformas de TI em grandes organizações, machine learning e computação em nuvem.
  1. Mestre de edge computing
    Foco: criar, manter e proteger o ambiente de edge computing (limite da rede de computação em nuvem).
    Formação: experiência com segurança e protocolo de internet das coisas (IoT).


As profissões do futuro estão bem ligadas a processos e programas , não é? Porém, as já conhecidas softs skills (habilidades pessoais e intangíveis que um profissional possui) somadas às aptidões emocionais, são algumas das características que mais impactarão as contratações atuais e futuras.

Aqui vai mais uma lista para você checar quais são as habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho, segundo a Robert Half Talent Solutions (maior empresa de recrutamento especializado do mundo). Esteja preparado:

  • Pensamento crítico
  • Criatividade
  • Aprendizado contínuo
  • Autonomia
  • Comunicação
  • Adaptabilidade
  • Flexibilidade
  • Perfil analítico e visão estratégica
  • Senso de dono (visão do negócio)
  • Resiliência
  • Relacionamento interpessoal
  • Alinhamento cultural
  • Inteligência emocional
  • Liderança

Associar tecnologia e inovação à experiência humana, potencializando as habilidades de cada indivíduo é o caminho para conquistar o novo mercado de trabalho!

Confira o ranking completo das profissões do futuro em: https://www.cognizant.com/futureofwork/cfow-home